sexta-feira, 9 de abril de 2010

Marketing Avançado para Supermercados


O primeiro post vem a esclarecer um ponto importante no varejo nos dias de hoje: a briga entre supermercados.


Um desafio para todo publicitário. Claro somos movidos por desafios, e nem sempre uma ação pode ser desenvolvida com o investimento adequado.


Aqui na minha agência, a Bolha, temos um case de muito sucesso neste ramo. O briefing repassado para nossa equipe foi o seguinte:





Situação:

uma grande rede multinacional de conveniência chegou na cidade, e nosso cliente está receoso quanto ao que acontecerá com seu target.


Por isso precisamos de uma ação rápida, para mostrar ao target que nosso cliente é tradicional, e que tem qualidade comprovada e conhecida. Favor criar ação. A apresentação da campanha será feita em 10 minutos.


Verba disponível:

em torno de R$ 10,00





Um grande desafio, claro. Apesar de termos tempo para criar, acabamos esbarrando na verba. Mas uma situação plenamente contornável.


Ótimas idéias sugiram no nosso brainstorm, onde toda a criação foi convocada. Paramos todos os trabalhos da agência.






Solução:

Para combater a rede, compramos dois pacotes de camisinhas comestíveis de uma marca desconhecida. Cada camisinha foi preenchida com gel misturado a leite. As camisinhas foram espalhadas em pontos estratégicos da rede multinacional concorrente: setor de pães e bolos, área de congelados, carnes e hortifruti.


Claro que se você é um cliente consciente, não irá consumir nada em um local onde supostamente o ato sexual foi consumado. Principalmente onde o alimento é manipulado com as mãos. Uma ação de guerrilha totalmente alinhada com o que há de mais moderno na publicidade mundial.


O retorno para nosso cliente foi imediato. Media espontânea foi gerada. O gerente do supermercado rival foi preso. A loja foi fechada e enquadrada em 17 artigos de código do consumidor. Em pouco mais de dois meses, nosso cliente era novamente líder de mercado. A rede concorrente fechou.



Fica a dica: as vezes é preciso ser ousado. Publicidade não é só criatividade amigos! com porra nãose brinca!

E vamos aos prêmios!


abraço do seu criativo predileto



Nenhum comentário:

Postar um comentário